Cupins


O cupim de madeira seca ganhou este nome, pois constrói o seu ninho dentro da peça que será atacada. Os sinais externos da sua infestação são bem discretos, o que torna ainda mais complicado o controle. Normalmente, quando descobre a presença do inseto a peça já está bem danificada. Sendo assim é extremamente importante tomar alguns cuidados para se prevenir contra esta praga.

Este cupim se alimenta principalmente de peças de madeira criadas pelos homens, tais como móveis, janelas, portas, etc.

Os subterrâneos são os que causam os maiores prejuízos (ao meio ambiente). Formam seu ninhos sob a superfície da terra e atacam madeiras que mantém contato com o solo. Já os de madeira seca, vivem em colônias estabelecidas em peças de madeira e são independentes de qualquer contato com o solo.

São sensíveis ao odor e comunicam-se através de vibrações do corpo, que conseguem detectar através do solo. Uma vez instalados, vão atacar com voracidade todo o alimento disponível (Livros, roupas, móveis, assoalhos, vigamentos, etc.). Aumentando progressivamente o tamanho da colônia. O desenvolvimento urbano desalojou os cupins do seu habitat natural, tornando-os um flagelo que causa prejuízos.