Formigas


A maioria das pessoas acha que as formigas são apenas inconvenientes, porém, por serem espécies urbanas, ocupam espaços e podem ser levadas e trazidas da sua residência por outras pessoas. Isto porque uma formiga sozinha parece insignificante, mas unidas em suas sociedades, são os organismos dominantes do meio-ambiente. E é aí que mora o perigo, pois se você não estiver preparado para combatê-las, essas pequenas formiguinhas podem contaminar ambientes e alimentos com microorganismos de diversas doenças.
Que as formigas representam um grupo de insetos sociais que se organiza em colônias, todo mundo sabe. Mas sua real dinâmica de comunicação é mais complexa. Elas são atraídas pelo odor do alimento, saem do ninho e se comunicam entre si por meio de feromônios, substâncias químicas que, ao serem liberadas por um inseto, têm a propriedade de afetar outros da mesma espécie. É assim que as formigas se estruturam não só para sua alimentação, mas também no acasalamento, na defesa e no reconhecimento de trilhas.
É no trajeto do ninho até o local do alimento que a formiga se contamina com um determinado tipo de fungo ou bactéria e os distribui, não só por onde passa, mas também dentro do ninho, onde mais insetos se contaminam e, posteriormente, representam disseminadores.